Apresentação de monografia histórica em Covelo do Gerês

0
27

 

No dia 13 de novembro teve lugar na Igreja de Covelo do Gerês a apresentação de uma monografia histórica sobre esta freguesia, pelo autor Manuel Afonso Machado.

Este Trabalho teve a colaboração do investigador Dr. João Soares Tavares que também elaborou o prefácio, pois é um investigador muito importante e um profundo conhecedor da história de Barroso.

O posfácio foi elaborado pelo Pároco da Freguesia de Covelo do Gerês, Padre Carlos Rubens, que conhece bem a história da Freguesia e o acompanhamento que a igreja católica fez durante séculos a este povo.

Estiveram presentes pessoas que se deslocaram de vários locais e os habitantes do lugar de Covelo e dos lugares confinantes amantes da cultura. Esta sessão foi um ato de gratidão aos nossos antepassados em que esteve presente a Senhora presidente da Câmara Municipal de Montalegre Drª Fátima Fernandes e a Drª Gorete Afonso que abriu a sessão enaltecendo o momento que só prestigia a freguesia e o concelho. A investigação feita é importante para fundamentar a história de um povo que estava à espera de ser descoberta traz à luz do dia a origem desta a freguesia, baseada em vestígios credíveis ou em documentação autêntica existente nos arquivos nacionais.

O autor falou das motivações para escrever sobre a história da freguesia e do local de apresentação com a ideia de estar junto dos principais atores. O livro é quase todo feito da transcrição de documentos que foram obtidos e que são os protagonistas da história.

A Senhora Presidente da Câmara Municipal, falou também do interesse das publicações históricas sobre os lugares de Barroso que enriquecem o concelho, quando ficamos a conhecermos melhor as nossas origens.

No final o Senhor Padre Carlos Rubens, falou da importância da história para os povos e neste caso a prova de que a igreja católica acompanhou paulatinamente ao longo dos séculos estes povos ajudando no seu percurso para que hoje estejamos presentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here