Capela Velha de Ferral – Montalegre

0
63
Capela Antiga de Ferral, Recuperada em 2013

CAPELA VELHA DE FERRAL.
Ano de 1796 – Pede-se licença para se dizer missa no oratório particular de António Gonçalves e outros, da freguesia de Ferral.
Este documento diz respeito ao pedido de autorização para rezar missa na capela velha de Ferral.
“O Doutor Pedro Paulo de Barros Pereira, Desembargador e Provisor nesta Corte e Arcebispado pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Frei Caetano Brandão, Arcebispo e Senhor de Braga Primaz das Espanhas. Pela presente vista a remessa do mesmo Excelentíssimo Senhor e informação do Reverendo Pároco, concedo licença para que, no Oratório particular dos suplicantes, António Gonçalves e outros, da freguesia de Ferral, se possa celebrar o Santo Sacrifício da Missa, exceto nos dias que proíbe o Breve, observando-se em tudo as cláusulas dele, e para que conste mandei passar a presente que será registada no Registo Geral. Dada em Braga, sob meu sinal e selo desta Corte, aos vinte e um de abril de mil e setecentos e noventa e seis” “(…) Licença para se celebrar missa no Oratório dos suplicantes, António Gonçalves e outros, da freguesia de Santa Marinha de Ferral // E não se continha mais na dita licença, que fielmente aqui registei a que me reporto e por verdade e em sua fé me assino. O Padre José António Ferreira da Cruz Amarante, escrivão do Registo Geral que a escrevi e assinei, aos vinte e nove de abril de mil e setecentos e noventa e seis”.
A TORRE DO SINO DA CAPELA VELHA DE FERRAL
Não é vulgar encontrar a torre do sino da capela velha de Ferral cerca de cem metros da Capela. A justificação foi de que não se ouvia em todo o lugar dado a capela estar afastada mais de cem metros do lugar e estar localizada num pequeno vale com quota inferior á do lugar. No século XVIII os moradores resolveram o problema e construíram a torre do sino junto do lugar e da fonte de água que abastecia a aldeia a cântaro.
Nos anos sessenta várias entidades como a junta de freguesia a população e as empresas (HICA e MAGOP) que efetuavam as obras do empreendimento hidroelétrico de Vila Nova e a população da freguesia ajudaram na construção da nova capela de Ferral. Ao tempo foi necessário contruir uma torre sineira para a nova capela e foi desmontada a que servia a antiga capela e inserida na torre da nova capela.
Em 2015 uma parceria entre a Câmara Municipal de Montalegre a Junta de Freguesia e a Comissão de Baldios foi possível recuperar o largo a fonte, as poças e a torre do sino da capela velha.

Capela antiga de Ferral construída em 1796 e restaurada em 2013 – Orago Bom Jesus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here