Como recupera a economia portuguesa!

0
79

Como recupera a economia portuguesa?
O INE publica a Síntese Económica de Conjuntura, que apresentará um conjunto de indicadores sobre o estado da atividade económica no mês de julho. Em junho, a atividade económica em Portugal prosseguiu a tendência de recuperação da crise pandémica, mas perdeu “gás”, sendo que apenas o comércio a retalho e construção ficaram acima dos níveis pré-pandemia. Além do mais, saberemos esta quarta-feira quantas pessoas aterraram nos aeroportos portugueses, bem como as previsões agrícolas de julho e a variação dos preços da produção industrial do mesmo mês.
Banco de Portugal divulga dados da balança de pagamentos
O Banco de Portugal publica, esta quarta-feira, vários indicadores económicos, nomeadamente os dados mais recentes relativos à balança de pagamentos, que vem melhorando. No conjunto dos cinco primeiros meses do ano, o saldo conjunto da balança corrente e de capital situou-se em 986 milhões de euros negativos, o que compara com 1.746 milhões de euros negativos registados no mesmo período de 2020. Os dados divulgados esta quarta-feira já permitirão fazer o balanço do primeiro semestre.
Eurostat publica dados da inflação e da construção na Europa
E como não há duas sem três, também há estatísticas a ter em conta a nível da União Europeia e zona euro. O gabinete de estatística europeu vai divulgar a taxa de inflação para o mês de julho. Além do mais, será também divulgada a evolução da produção no setor da construção. Por cá, a taxa de inflação homóloga acelerou para 1,5% em julho, segundo o INE. Já a construção em Portugal vai de “vento em popa” tendo crescido 18,7%, valendo já mais de 9 mil milhões de euros.

O confinamento obrigou a poupar e temos uma boa almofada financeira. Os juros de uma forma geral baixaram, o que permite aumentar o apetite para comprar. Vamos ver se a procura interna vai aumentar?

Adaptado de Rita Robalo Rosa Jornalista

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here