EVENTO DA MISARELA EM 7 DE JULHO 2018 – Diz a lenda que o diabo não deixava que a Ponte da Misarela cumprisse a sua missão, derrubando-a.

0
532
Programa das festas:

10h00 – Caminhada – Trilho da Misarela

14h00 – Abertura dos stands

15h30 – Cantares ao desafio: Geadas de Cabril e Leiras do Suajo

22h30 – Recreação das lendas da ponte da Misarela:

Uma ponte do diabo e o batismo na ponte

00h00 Atuação de DJ’s no campo de jogos de Vila Nova.

 

 

 

Conta-nos esta lenda da ponte da Misarela, que há muitos anos, entre as duas aldeias, Frades de Ruivães e Sidrós/Vila Nova de Ferral, os moradores sentiam a necessidade de construir uma ponte, que serviria de passagem, não só para eles mas também para travessia dos seus animais.

Quando terminou a sua construção, as gentes trabalhadoras regressaram felizes às suas casas. No dia seguinte, qual não foi o seu espanto, quando viram a ponte derrubada. Mas isso não foi motivo para desistirem e logo a reconstruiram novamente. Desta vez, enquanto a construíram, a ponte começava a estalar, a estalar, até que acabou por cair.

 

Então as pessoas diziam umas para as outras: Isto só pode ser “artimagem” do diabo.

De repente ouviram uma voz alta dizer:

Não conseguireis manter esta ponte em pé!.

Aflitos correram a contar ao padre da freguesia o que ali se tinha passado. O padre surpreendido e num tom animador disse: Homens voltai a reconstrui-la, porque desta vez não vai cair. Pela terceira vez, a ponte iria ser reconstruída, mas desta vez o padre acompanhou-nos, levando pão benzido debaixo do capote. Quando foi colocada a ultima pedra, a ponte começou a torcer-se, dando sinais de que iria cair. Então o padre lançou o pão a rebolar pela ponte e disse:

Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

Não só acontece o milagre do pão como também desde esse dia, outros milagres aconteceram.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here