Programa das festas:
10h00 – Caminhada – Trilho da Misarela
14h00 – Abertura dos stands
15h30 – Cantares ao desafio: Geadas de Cabril e Leiras do Suajo
22h30 – Recreação das lendas da ponte da Misarela:
Uma ponte do diabo e o batismo na ponte
00h00 Atuação de DJ’s no campo de jogos de Vila Nova.
Conta-nos esta lenda da ponte da Misarela, que há muitos anos, entre as duas aldeias, Frades de Ruivães e Sidrós/Vila Nova de Ferral, os moradores sentiam a necessidade de construir uma ponte, que serviria de passagem, não só para eles mas também para travessia dos seus animais.
Quando terminou a sua construção, as gentes trabalhadoras regressaram felizes às suas casas. No dia seguinte, qual não foi o seu espanto, quando viram a ponte derrubada. Mas isso não foi motivo para desistirem e logo a reconstruiram novamente. Desta vez, enquanto a construíram, a ponte começava a estalar, a estalar, até que acabou por cair.
Então as pessoas diziam umas para as outras: Isto só pode ser “artimagem” do diabo.
De repente ouviram uma voz alta dizer:
Não conseguireis manter esta ponte em pé!.
Aflitos correram a contar ao padre da freguesia o que ali se tinha passado. O padre surpreendido e num tom animador disse: Homens voltai a reconstrui-la, porque desta vez não vai cair. Pela terceira vez, a ponte iria ser reconstruída, mas desta vez o padre acompanhou-nos, levando pão benzido debaixo do capote. Quando foi colocada a ultima pedra, a ponte começou a torcer-se, dando sinais de que iria cair. Então o padre lançou o pão a rebolar pela ponte e disse:
Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.
Não só acontece o milagre do pão e a ponte não caiu, como também desde esse dia, outros milagres aconteceram.