Ensino Superior No Interior do País!! Porque Não?

0
24

Ensino Superior No Interior do País!! Porque não?

Sabemos que Barroso ou outra região qualquer do País, podem ter Formação Superior Própria adaptada para todos os interessados em melhorar a sua formação acadêmica. Chegou a hora de as Universidades e Politécnicos olharem para o interior e descentralizarem os seus serviços. Assim podemos ter num prazo curto vários cursos a funcionar em qualquer local do País, desde que haja computadores e Internet e os alunos estejam habilitados a inscrever-se. Podem optar entre cursos superiores profissionais (2 anos) e licenciaturas ou mestrados. Esta oferta formativa vem beneficiar atuais trabalhadores para adquirirem mais habilitações ou para antigos alunos com necessidade de reconversão profissional para outros cursos. Hoje a formação já pode nalguns casos ser totalmente online e em horário pós-laboral. Podemos assim estudar em casa sem deslocações e com os apoios que todos os estudantes têm do Estado.

Esta aposta na formação seria uma melhoria substancial na motivação e retenção de alguns indivíduos para reduzir a desertificação dos Concelhos e formar as pessoas nas suas próprias aldeias, com uma oferta diferenciada de cursos nomeadamente em regime pós-laborais, onde existe uma oferta diversificada.

Nessa decisão devem estar envolvidas as forças vivas dos Concelhos os Estabelecimentos de Ensino Oficial (Escolas Secundárias) as Associações Concelhias e a Câmara Municipal. Esta metodologia pode ter sucesso conjugada com mais emprego para manter a população jovem no concelho, formando-se alunos com um menor investimento das famílias escolhendo o curso que mais se adapta as suas necessidades ou requalificando-se continuando no seu emprego.

Manuel Afonso Machado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here