PONTE DA MISARELA – SIMBOLISMO DA FERTILIDADE
Todos os anos pelo inicio do mês de julho, a Junta de Freguesia de Ferral e a Câmara Municipal de Montalegre, evocam as lendas atribuídas a ponte da Misarela.
Tem esta ponte cinco lendas, dentre elas o batizado no ventre da mãe da criança gerada. Se é só lenda, não sabemos, porque a lenda cumpriu-se muitas vezes e as crianças lá batizadas cumpriram a gestação normal no ventre da mãe. Há centenas de Gervásios e Senhorinhas por esse Portugal fora que foram batizados na ponte da Misarela.
Perguntei em tempos ao Padre Fontes o que achava da lenda da fertilidade. A resposta não foi conclusiva mas foi elucidativa. Por esta ponte na idade média era atravessada por Santa Senhorinha de Basto e São Gervásio que iam a Espanha visitar o Bispo São Rosendo, como se tratava de Santos da Igreja Católica, podem ter dado um dom á agua/ponte com o seu atravessamento á agua que passa por baixo no sentido de fazer este milagre. Não nos podemos esquecer que as pessoas que se dirigiam á ponte vinhas já das consultas de medicina que lhes diziam que só com um milagre poderiam alcançariam a criança pretendida. Alcançado o primeiro bebê seguintes do mesmo casal vinham ao mundo sem nova visita a ponte da Misarela.
Cada um de nós acredite ou não, esta ponte pode ser designada como a ponte do amor e da fertilidade que consolida a vontade do casal em gerar e manter a sua descendência.
Manuel Afonso Machado