A Homenagem iniciou-se com uma missa na capela velha de Ferral. Devido as dimensões exíguas das capelas antigas a maioria dos presentes ficou no exterior. A missa foi rezada pelo pároco da Freguesia Padre Carlos Rubens, que conheceu muito bem as qualidades do homenageado.
No largo junto a sineta da capela de Ferral (Largo do Forno) foi feito o elogio ao homem, ao politico, ao humanista ao escritor e autarca que sempre lutou para que a sua terra e as gentes da freguesia de ferral tivessem melhor qualidade de vida. Assim o fez como está evidente nas calçadas existentes no lugar, na manutenção do centro de saúde no abastecimento de água e outras estruturas fundamentais. Disse sempre em vida que tinha escrito cinco livros, estou agora em condições de dizer que ajudou a escrever mais um …. o sexto no qual é coautor com Manuel Afonso Machado, na Monografia de Covelo do Gerês que só está á espera de oportunidade para ser apresentada na Igreja Matriz de Covelo do Gerês. Este evento já esteve previsto, mas teve que ser adiado devido á pandemia. Proximamente divulgaremos uma nova data.
No referido local usaram da palavra para evocar o Cidadão a titulo póstumo, José Miranda Alves o Senhor Presidente da Junta de Ferral Aníbal Ferreira, o Senhor Presidente da Assembleia Municipal Fernando Rodrigues, o Senhor Presidente da Câmara Orlando Alves, e outros que referiram as qualidades do homem, que deixou saudades a todos nós. Como se costuma dizer pecar todos nos pecamos, mas este homem tem que estar no além num ótimo lugar, porque durante a sua vida terrena ajudou sempre no que lhe foi pedido e só pregou a paz e a concórdia.
No final da cerimonia foi colocada uma coroa de flores na campa do homenageado onde todos fomos, como o objetivo de rezar pelo seu eterno descanso. Esta foi uma homenagem bem merecida, pelo que estão de parabéns os organizadores.
Manuel Afonso Machado