No dia 06 de Julho de 2019, dia da Festa da Misarela pelas 14h30, inaugura-se uma lapide de homenagem aos dois primeiros habitantes de Sidrós

0
145
Programa da festa a realizar na ponte da Misarela em 06/07/2019, no lugar de Sidrós Freguesia de Ferral no Concelho de Montalegre.

 A Junta de Freguesia de Ferral, na pessoa do seu Presidente Dr. Aníbal Ferreira, organizou para o dia 06/07/2019, (Sábado) a comemoração dos 761 anos de atribuição do aforamento ao casal Martim Lopes e Marinha Peres, conforme proposto desafio proposto pelo Investigador Dr. João Soares Tavares e vários residentes da freguesia, porque não é todos os dias que se comemoram quase oito séculos de história que tem a maioria dos lugares desta freguesia. Esta iniciativa da Junta de Freguesia, honra todos os moradores da freguesia independentemente do lugar onde morem. Temos história, comprovada pelos documentos exarados pelo Rei D. Afonso III e pelas inquirições de 1258.  Vamos todos estar presentes para honrar os nossos antepassados e a nossa história coletiva como povo, que eventualmente pode remontar ao seculo X ac (antes de cristo) pelos povoados fortificados e outros vestigos arqueológicos que exitem nas Freguesia de Ferral e de Covelo do Gerês.  Tem assim aqui pertinência e atualidade a republicação de um artigo do Investigador e historiador nomeadamente da região de Barroso do Dr. João Soares Tavares publicado neste jornal.

Função das autarquias na preservação e revitalização da história local

Dr. João Soares Tavares

Por: Dr. João Soares Tavares

Numa crónica de carácter histórico publicada neste jornal em finais de Setembro do ano passado intitulada “D. Afonso III e o Barroso”, explanei sobre a importância que o monarca teve na região e evidenciei SIDRÓS aldeia da freguesia de FERRAL, nos termos que a seguir se transcrevem:

“Sem pretender excluir qualquer freguesia barrosã – todas têm o seu valor histórico –, hoje vou destacar Ferral, freguesia do Baixo Barroso e em particular Sidrós aldeia pertencente aquela freguesia.

Segundo as Inquirições afonsinas de 1258, (as Inquirições anteriores não chegaram a Barroso) na colação de Santa Marinha são referenciados diversos casais habitados e algumas aldeias. Destas, chegaram até hoje incluídas na freguesia de FerraI: Nogueiró, Viveiro, Ferral e Sidrós. Todavia, Sidrós é a única aldeia da referida freguesia que está relacionada com D. Afonso III, conforme se confirma na Chancelaria desse rei. Estando em Guimarães a 27 de Maio de 1258, concedeu nesse dia um aforamento em Sidrós a Martim Lopes e sua mulher Marinha Peres. (1) Notar: 15 anos antes da outorga do foral a Montalegre. O mesmo rei, a 22 de Abril de 1262 em Coimbra atribuiu um aforamento na mesma aldeia a Gonçalo Garcia e sua mulher Maria Anes. (2) Ainda na referida cidade conferiu outro aforamento em Sidrós a 20 de Novembro de 1264, ao primeiro casal aqui referido. (3)

Baseando-me na documentação citada da Chancelaria de D. Afonso III preservada na Torre do Tombo, posso afirmar que os primeiros habitantes referenciados de Sidrós e concludentemente do território que engloba a actual freguesia de Ferral, foram Martim Lopes e sua mulher Marinha Peres no dia 27 de Maio de 1258. Conforme já escrevi noutras circunstâncias, eles deverão ser reconhecidos como tal. Em 27 do mês de Maio do próximo ano, estarão transpostos precisamente 761 anos, um dia oportuno para a terra recordar a efeméride e, porque não, colocar uma placa alusiva naquela aldeia de Ferral. Aqui deixo com tempo de antecedência esta nota à consideração da Junta de Freguesia de Ferral. Gastando apenas um punhado de euros revitalizam a História da terra. Sabendo eu que é uma Junta preocupada com a Cultura e com a História recordo nomeadamente o apoio dado ao livro Freguesia de Ferral, Montalegre, dos autores barrosões Manuel Afonso Machado e José Miranda Alves, não deixará de analisar esta minha proposta.”

Programa da festa a realizar na ponte da Misarela em 06/07/2019, no lugar de Sidrós Freguesia de Ferral no Concelho de Montalegre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here