NOVO ESTUDO DO DR. JOÃO SOARES TAVARES SOBRE CABRILHO
Hoje sugerimos aos nossos leitores, em especial aos barrosões, interessados na verdade histórica da vida do navegador Cabrilho descobridor da Costa da Califórnia, e, se quiserem saber o que dizem os documentos históricos sobre a sua nacionalidade, a leitura do mais recente estudo do investigador João Soares Tavares e biógrafo de Cabrilho, intitulado: “João Rodrigues Cabrilho um português entre Lapela, Tulha Nova e Palma del Rio”, publicado na revista Aquae Flaviae nº 66 de Junho de 2023 editada em Chaves.
Além dos outros trabalhos de qualidade que caracterizam essa revista de rigor científico, Soares Tavares, que também escreve no “Ecos de Barroso”, analisa com exatidão novos dados sobre a vida de Cabrilho, alicerçado em documentos históricos credíveis.
Ao livro de Wendy Kramer: “El Español que exploró California: Juan Rodríguez Cabrillo”, De Palma del Rio a Guatemala”, (2018) no qual a historiadora canadiana defende a nacionalidade espanhola de Cabrilho e o seu nascimento em Palma del Rio (Córdova), contrapõe Soares Tavares em defesa da nacionalidade portuguesa do navegador numa análise bem fundamentada sem demagogia. É do conhecimento geral, o autor possui a experiência de uma vida devotada à pesquisa histórica, mormente no que diz respeito a Cabrilho com vários livros publicados e artigos disseminados por jornais e por revistas científicas dedicados ao navegador nascido no concelho de Montalegre.
A revista Aquae Flaviae foi apresentada recentemente numa sessão cultural em Chaves presidida pelo presidente da Câmara.
Pergunta-se: as bibliotecas escolares da região e outras, em especial a Biblioteca Municipal de Montalegre, possuem nas suas prateleiras a revista Aquae Flaviae com particular interesse para quem se preocupa com a investigação autêntica e pelos valores regionais?
Os nossos parabéns à Direção da revista pelo excelente trabalho que vem realizando, sendo a revista já uma referência na investigação e na qualidade dos trabalhos científicos que publica.
(Prof. Doutor Manuel Afonso Machado – Investigador)