Inauguração de placa alusiva aos 761 anos da atribuição por D. Afonso III do primeiro aforamento ao casal Martim Lopes e Marinha Peres na Aldeia de Sídrós – Ferral Montalegre

0
24
Inauguração da placa evocativa ao primeiro aforamento de Sidrós - Ferral - Montalegre
Placa alusiva ao aforamento a Sidrós.

No dia 6 de julho, procedeu-se à inauguração de uma placa comemorativa de atribuição do primeiro aforamento pelo Rei D. Afonso III á Aldeia de Sidrós. Este evento teve a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Professor Orlando Alves do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Ferral, Dr. Aníbal Ferreira (Nitó) do Doutor Manuel Afonso Machado, que representou o Dr. João Soares Tavares, que não pode estar presente e muitos cidadãos da Freguesia. Usou em primeiro lugar da palavra  o Dr. Aníbal Ferreira, que referiu o significado desta data a atestar que este lugar tem pelo menos VIII séculos de história, que são conhecidos devido á existência deste documento, arquivado na chancelaria de D. Afonso III na Torre do Tombo, verificado pelo Dr. João Soares Tavares.

De seguida tomou a palavra o Doutor Manuel Machado, que enalteceu a iniciativa da Junta de Freguesia em apadrinhar a ideia do Dr. João Tavares, porque um povo que não assume a sua história não é digno de lhe pertencer. No final o Professor Orlando Alves, sublinhou a história do lugar e a história do concelho que muito bem tem apadrinhado, conservado e divulgado. A sua presença deu maior significado ao ato de divulgação da história deste lugar e de outros lugares de Barroso. Obrigado Senhor Presidente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here