Festa de São Martinho em Covelo do Gerês – Montalegre

0
25

Festa de São Martinho em Covelo do Gerês – Montalegre

Segundo a Wiki, São Martinho Nasceu na Hungria por volta do ano 316, São Martinho de Tours foi um soldado romano que, depois de receber o batismo e renunciar a milícia, fundou um mosteiro em Lingugé França, onde seguiu a vida monástica. Mais tarde recebeu a ordem sacerdotal e foi eleito bispo. Faleceu a 8 de novembro de 397. A lenda mais conhecida indica que em Tours encontrou-se com um mendigo durante uma tempestade de neve e, com a sua espada, cortou o seu manto ao meio para partilhar com o pedinte e resguardá-lo da chuva.  Nessa mesma noite, Martinho sonhou com Jesus vestido com a metade da sua capa e que, apontando para um grupo de anjos, lhe disse: “Foi São Martinho catecúmeno quem me agasalhou”.

Em Covelo o agasalho foi comemorar o dia de São Martinho num convívio que juntou gente das Aldeias da freguesia na escola primária desativada, com churrasco de porco, sardinha assada e caldo verde. Depois foi a castanha assada e os bolos feitos em casa. Um grupo musical de Montalegre alegrou no fim os presentes com música folclórica. Esteve um convívio animado apesar das notícias tristes do aumento de infetados com covid no país.

A organização foi da Junta de Freguesia e onde também esteve presente o Senhor Vice-Presidente da Câmara de Montalegre, Dr. David Teixeira, que gostamos de ver por cá, porque aproveita-se para conviver com quem está sempre mais longe de nós.

Manuel Afonso Machado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here