Recuperação do Interior da Igreja de Covelo do Gerês.

0
250
Vista do Altar Mor da Igreja de Covelo do Gerês

Entrevista ao Senhor Padre Carlos Rubens (PC), Párco das Paróquias de Covelo do Gerês, Cabril e Venda Nova.

MM – Padre Carlos Rubens, já há data prevista para o inicio das obras de recuperação total da Igreja de Covelo do Gerês.

PC – Depois do incêndio demos prioridade á cobertura daquela parte da Igreja, para estancar a entrada de mais água. As obras de recuperação da talha e pintura ainda não se iniciaram por motivos técnicos, principalmente porque as madeiras ainda não estavam completamente secas, devido á água usada na extinção do incêndio. Esta situação vem melhorando com o passar do tempo, mas desejamos que o trabalho de pintura seja duradouro e neste caso não pode haver pressas. Agora que a situação já está controlada estamos a prever que dentro de duas semanas vamos iniciar as obras.

MM – A verba orçamentada para a recuperação deste património está garantida.

PC – Tinha-mos um orçamento de 60 mil euros, que vai ser satisfeito com o apoio da CM de Montalegre, cujo Presidente Orlando Alves, se deslocou á igreja para se inteirar dos danos e no local prometeu-nos uma verba  de 20 mil euros como contribuição da autarquia para a recuperação do templo. A paróquia de Covelo também se mobilizou e o Bispo de Vila Real D. Amandio apelou ás paróquias do concelho, para que contribuissem para a recuperação da do templo e conseguimos uma verba próxima dos 20 mil euros. O restante montante foi assegurado pela Junta de Freguesia de Covelo do Geres. Estamos em querer que vamos já ter a igreja totalmente recuperada para a festa da Senhora do Rosário no mês de setembro deste ano. Queremos aproveitar para agradecer a contribuição de todos os nos ajudaram para que esta obra fosse uma realidade. O padroeiro desta Freguesia São Pedro, vai concerteza agradecer a todos nós pelos contributos de todos. Bem hajam.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here