Montalegre na vanguarda da eficiência energética com Iluminação Publica LED em todo o concelho.

3
199
Imagens como estas luminarias equipadas com lampadas de vapor de mercurio ou vapor de sódio vão desaparecer de vez. Segundo o Presidente Orlando Alves, talvez até ao final do ano corrente. Vamos ficar mais amigos do ambiente porque vamos consumir menos energia eletrica.

Montalegre na vanguarda da eficiência energética com Iluminação Publica LED em todo o concelho.

A Câmara Municipal de Montalegre, vai terminar até ao final do ano com as lâmpadas de vapor de mercúrio e de vapor sódio, e substitui-las por luminárias do tipo led. Esta iluminação é mais eficiente e ecológica com tecnologia recente, que permite reduzir os consumos de energia elétrica em mais de 60%. O investimento de 3 milhões de euros possibilita a substituição de 10500 luminárias no concelho. Este investimento significativo será inicialmente suportado pela empresa vencedora do concurso das luminárias. A amortização deste investimento será feita com a poupança gerada na energia não consumida e que ainda permite uma poupança adicional de 141000 euros anual, que será investido noutras áreas. A amortização será efetuada num período de 12 anos, com as poupanças obtidas na fatura com a redução do consumo de energia.

O ambiente no geral também vai beneficiar, com os milhares de toneladas de CO2, que não vão ser lançadas para a atmosfera com a diminuição dos consumos e uma maior eficiência na iluminação.

É uma boa noticia para os munícipes barrosões que vão voltar a ver ligadas as lâmpadas desligadas nas suas aldeias devido á poupança de energia. É também de salientar as preocupações dos Autarcas e da Câmara Municipal de Montalegre com a proteção do meio ambiente e da segurança das populações, já que uma boa iluminação incute mais segurança ás pessoas.

É a primeira Autarquia do país a concretizar iluminação publica led em todas as freguesias e aldeias do concelho. Os nossos parabéns ao seu Presidente Professor Orlando Alves, por esta iniciativa que deveria ser seguida por todas as autarquias do País. O País agradece.

Fonte: Voz de Chaves de 07-09-2018

Adaptação de: Manuel Afonso Machado

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here