JOÃO RODRIGUES CABRILHO 482 ANOS DEPOIS
A nota de hoje pretende assinalar o 482º aniversário do falecimento do português João Rodrigues Cabrilho a 3 de Janeiro de 1543 numa ilha do Pacífico, que os seus companheiros denominaram em sua homenagem, “Iha de João Rodrigues”, designação entretanto esquecida por outros homens.
Para quem tem a memória curta recordo o seu feito mais notável: o descobrimento da costa da Califórnia em 28 de Setembro de 1542.
A frota com Cabrilho no comando constituída pelo galeão San Salvador, pela nau Vitória, e por um bergantim ou embarcação semelhante, crê-se o San Miguel, zarpou do porto de Navidad na costa mexicana do Pacífico em 27 de Junho de 1542. A 28 de Setembro desse ano aportou numa baía que designou San Miguel, a actual baía de San Diego. Iniciou nesse dia o descobrimento da costa da Califórnia. Depois foram mais de 3 meses a navegar no desconhecido Pacífico até a uma latitude perto de 40º N. Feito notável que outros tentaram antes sem conseguirem. Em homenagem ao navegador, Portugal ofereceu uma estátua ao estado da Califórnia actualmente erguida em frente da baía de San Diego, conforme figura seguinte.
Pelo respeito que merece esse notável navegador do século XVI, pouco reconhecido em Portugal por ter realizado o feito num barco com bandeira de Castela, venho hoje recordá-lo para não cair na memória do esquecimento por uns, por outros e, por quem dele se aproveitou para fins dúbios.
João Soares Tavares