Festa na Ponte da Misarela no dia 6 de julho em Sidrós Ferral Montalegre

0
66
Trata-se um evento que nos faz regressar o século IX, quando o Bispo  São Rosendo atravessou a Ponte da Misarela na sua caminhada para Pitões das Junias já depois de deixar funções de Bispo de São Martinho de Dume em Braga, rumou a Pitões das Junias onde um comunidade fundou uma aldeia com o seu nome, onde foi pároco. Usou o seu prestígio para melhorar a vida de algumas Aldeias assunto que está ainda por explorar como no diz o Padre Fontes. Tinha também relações familiares com Senhorinha madre Superiora do convento de Basto onde faleceu com o seu irmão Gervásio que foram todos considerados Santos. Fundou um mosteiro em Cela Nova (agora Espanha) onde veio a falecer, com 70 anos de idade. Foi um grande defensor da região de Barroso, quando não havia fronteiras, era o rei de Espanha dominava toda a região norte, Portugal e Espanha.
A lenda do batismo pode ter inicio no século IX, quando usa o nome dos santos  nos batismo quando refere o nome de Gervásio se nascer menino e o de Senhorinha se nascer  menina. O povo aproveitou a passagem destes santos pela ponte para criar esperança a que não conseguia levar o tempo normal de nascimento do feto. O padre Fontes diz-nos que a passagem dos santos pela ponte pode ter dado um dom as aguas que passa por baixo da ponte da Misarela.
No dia 6 de julho, ocorre um espetáculo, organizado pela junta de freguesia de Ferral presidida por Dr. Aníbal Ferreira, pela CMM, presidida pela Drª Fatima Fernandes, e outra entidades que estarão presentes no evento.
Manuel Afonso Machado

Boa noite,

O espetáculo “Amor Proibido” nasce da vontade de unir a comunidade de Montalegre na criação de um espetáculo que não apenas entretenha, mas também celebre a rica história
local. Ao contar a história de um amor proibido durante as invasões francesas, este projeto promove a preservação da cultura, estimula o envolvimento comunitário e contribui para o desenvolvimento turístico da região. A apresentação está agendada para o primeiro sábado de julho de 2024, prometendo ser um evento inesquecível para todos os envolvidos e para aqueles que terão o privilégio de testemunhar essa produção inédita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here