Despedida do Padre Carlos Rubens
A Pe Carlos era pároco das Freguesias de Cabril, Covelo do Gerês, Santa Marinha de Ferral, Venda Nova, Paradela do Rio, Fiães do Rio, Contim no concelho de Montalegre. Vai paroquiar as freguesias de Andrães, Nogueira e Vale de Nogueiras no Concelho de Vila Real. Os paroquianos dos lugares de Vila Nova, Sidrós e Bairro – Comunidade Paroquial de Santa Marinha de Ferral, querem desejar ou seu ex Pároco as maiores felicidades nas novas Paróquias.
Senhor Padre Carlos Rubens:
Os seus paroquianos dos lugares referidos, querem publicamente agradecer o seu trabalho de mais de uma década (14 anos) ao serviço desta comunidade. Foram sempre bem tratados e instruídos na doutrina de Jesus Cristo, com um excelente serviço religioso que sempre lhes prestou. Foi também um amigo de todos e competente dinamizador das obras de melhoria nas capelas e Igrejas do seu Padroado.
A igreja de Covêlo do Gerês, e um exemplo da capacidade de organização e gestão do Padre Carlos Rubens, para cativar verbas, para a recuperação do seu interior do incêndio de 2017 conforme o traçado original. O seus tetos e altares foram beneficiados com pinturas que tinham desaparecido e que foram recuperadas a partir de fotografias antigas. Para não esquecer este facto foi criado um memorial com partes sobrantes de arte sacra na residência paroquial ao lado da igreja para não esquecer o fogo que da capela mor da igreja, que por milagre só deixou o Sacrário intacto.
Na capela de Sidrós da Paróquia de Ferral o resultado da sua renovação conduziu a um espaço aberto e agradável, bem iluminado, mobilado e pintado, que cativa quem lá entra. Não há dúvida que o Padre Carlos deixou obra bem feita e de qualidade nas suas paróquias e deixa também muitas saudades aos seus paroquianos que respeitam a sua chamada pelo seu Bispo e desejam que nas suas novas paróquias seja muito feliz
A comunidade Paroquial de Ferral.
Vila Nova, 5 de outubro de 2025
Manuel Afonso Machado – Jornalista















