BCE SOBE TAXAS DE JURO E PORTUGAL VAI SOFRER DO PONTO DE VISTA ECONÒMICO

0
89

BCE SOBE TAXAS DE JURO E PORTUGAL VAI SOFRER DO PONTO DE VISTA ECONÒMICO

A inflação em Portugal atingiu valores, que não se previam face ao aumento dos custos energéticos com as sanções económicas à Rússia.

Com a inflação em quase 9%, os pensionistas e os trabalhadores portugueses, tiveram um desfalque, que tem que cortar em tudo o que não seja fundamental para viverem. Assim e sem atualização das pensões e ordenados, voltamos ao tempo do Passos Coelho. É preciso dizer-se que não havia excesso de moeda no mercado, (não foram as pessoas que compraram muito) as empresas é que aproveitaram para subir os custos de produção, face ao aumento dos custos da energia.

O Banco Central Europeu subiu a taxa de juro de referência na zona euro, pela primeira vez em mais de uma década, para travar a inflação que está em máximos históricos. O aumento dos juros tem consequências para famílias, nas empresas e no Estado. Muitas das consequências são negativas. Medida. Retirar dinheiro do mercado aumentando os juros a pagar para baixar a inflação.

Atualização dos juros dos contratos de aquisição de habitação e de estabelecimentos empresariais. Prejudicados (vão pagar mais as empresas os particulares e o Estado que necessita de se endividar para cumprir défice do Orçamento do Estado). Medida. Restringir o crédito aumentando o valor da prestação a pagar ao banco.

Contratos de bens móveis também serão ajustados, como compra de automóveis, eletrodomésticos e outros compras cuja prestação vai subir.

Estas medidas vão somar-se á inflação e diminuir ainda mais o rendimento disponível pelos trabalhadores e pensionistas portugueses.

Manuel Afonso Machado – Economista

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here