Apresentação no dia 20 de julho pelas 21h00 no Salão Nobre da CMM do livro de José Miranda Alves (Sorreira) –

0
128
José Miranda Alves, apresenta no dia 20 de Julho pelas 21h00 no Salão Nobre da CM Montalegre mais um livro de memórias sobre o tema “Memórias da Minha  Escola Primária”.

A temática deste livro, refere as dificuldades de estudar naquele tempo, quando todos faziam falta para trabalhar o pão nas suas casas. As instalações escolares sem condições para o ensino, poucas professoras com baixo salário. Os alunos, que se deslocavam a pé à chuva e à neve mal calçados e mal agasalhados para o lugar vizinho para aprender. Trata-se de uma narrativa, dos anos 40/50. Hoje fechamos escolas com boas condições porque não temos alunos para as frequentar.

Esta obra quase que pode ser replicada por todas as freguesias rurais dos concelhos do interior do Paìs á época. A desertificação humana do interior e a concentração da população nos grandes aglomerados populacionais, vai ser mais uma fatura que vamos pagar todos no futuro. Há culpados?… claro que sim: de uma maneira geral podemos dizer que são todos os politicos que nos governaram nos últimos 40 anos e que não fizeram a regionalização do Pais. Portugal é Lisboa e Porto é lá que residem os principais serviços públicos que criam empregos. Tem chegada e partida de aviões, comboios, barcos,  portos de mar, e várias partidas e chegadas de auto estradas. De Montalegre para Braga nem sequer temos uma estrada nacional decente.  Agora até já as agências bancárias fecham no interior. Qualquer dia até vamos deixar de ter correio de porta a porta e vai ser tudo enviado por e-mail, que serão provavelmente alguns velhos reformados que nada percebem de e-mails vão ser multados por não os lerem. Pobre País e pobres dirigentes que não viram um palmo á frente do nariz. Esperem pela demora… a continuara assim o interior não vai fechar para obras? Não!… vai fechar definitivamente.

Apresentação em Ferral do Livro “Uma guerra inutil” em 2016

José Miranda Alves (Surreira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here