Capela do Bairro EDP, Sidrós e Vila Nova – Montalegre, está na fase final de recuperação para o culto religioso.

0
72

Capela do Bairro EDP, Sidrós e Vila Nova – Montalegre, está na fase final de recuperação para o culto religioso.

A justificação para a construção desta capela pela HICA, foi dada pelo falecido Padre Amadeu. A Capela da Santíssima Trindade no final dos anos cinquenta, não tinha capacidade para acolher todos os crentes dos lugares existentes e dos novos moradores instalados no bairro da Hica, pousada, e em casas alugadas, quando das obras de construção dos aproveitamentos hidroelétricos de Vila Nova, Paradela e Venda Nova.

O edifício da capela, foi-se degradando com o passar do tempo impossibilitando ultimamente que os utentes estivessem no seu interior em segurança. Para impedir que o edifício se desmoronasse e preservar a memória coletiva deste povo a Junta de Freguesia de Ferral adquiriu o imóvel à EDP. A Câmara Municipal de Montalegre associou-se também ás obras de recuperação da Capela, ajudando a Junta de Freguesia nessa nobre tarefa. Verificamos que já foi terminada cobertura e o chão e as paredes. Faltam as portas e janelas, pelo que estará para breve a sua inauguração.

As duas capelas fazem parte do património coletivo da freguesia e como tal devem ser preservadas pelos seus utentes, pelo que cada uma delas representa para a história das populações. Vamos com certeza continuar a ter a missa vespertina rezada pelo senhor Padre Carlos Rubens, e depois da capela totalmente recuperada vamos pedir ao Senhor Padre Carlos que convide o Senhor Bispo da Diocese de Vila Real, para que seja benzida para ser utilizada nos Santos Ofícios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here